sexta-feira, 11 de abril de 2008

A Lei de Gerson: e não é que a Conhecemos?!



Depois do tricampeonato do Mundo de 1970 pela selecção brasileira, o jogador dessa Selecção, o Gerson, fez uma propaganda para a marca de cigarro “Vila Rica” na qual ele, a certa altura, diz “"O importante é levar vantagem em tudo, certo?". Essa ideia passou a ser conhecida a partir de então como a lei de Gerson, que se refere à ideia de levar vantagem em tudo, não interessando os meios (para mais detalhes sobre a origem do termo, ver este artigo da Revista Superinteressante) . Na verdade, se assemelha muito ao sentido pejorativo dado à perspectiva de Maquiavel resumida na frase “Os fins justificam os meios.”

Esta ideia de levantar vantagem em tudo também faz parte da nossa realidade, pois há uma fartura de exemplos que o evidenciam. Contudo, vou-me cingira dois ligados ao atendimento nos bancos comerciais.

Numa das agencias de um dos bancos comerciais, foram colocadas senhas para organizar o atendimento. Só que, às vezes, há alguns espertalhões (ou espertalhonas) que chegam e encontram algumas pessoas à espera. Às tantas, o pessoal do caixa chama um número e, se ninguém reage, o nosso espertalhão (ou espertalhona) faz de conta que é a sua vez e dirige-se para o caixa. Normalmente, os funcionários costumam estar tão absortos que se esquecem de conferir a senha. Resultado: a lei de Gerson funcionou.

Mas há um outro estratagema bastante criativo que me foi dado a conhecer: o espertalhão (ou a espertalhona), não tendo talvez o desplante de recorrer ao truque das senhas, dirige-se ao caixa e, enquanto o funcionário atende um cliente, ele (ou ela) queixa-se lamentando a morte de um familiar e a necessidade que tem de tratar rapidamente o assunto que lhe motivou a dirigir-se ao banco. É um truque que parece funcionar bem. O risco, no entanto, é se a pessoa que está a ser atendida naquele momento for da zona que o(a) espertelhão(ona) escolher como residencia do seu “morto”.

Pelas evidencias, a lei de Gerson não é uma exclusividade brasileira.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ahhhh! Nem sempri truque ta funciona: stratega di BCA por exemplo fica pasmado cantu é odja ma funeral era di tardi e não 11 hora sima é fla, por isso é resolvi muda nomi di defunto qui na verdadi ca podia ser di zona undi é tinha referido. Bjs . IF

nha marca disse...

Foi lançado o blog http://nhamarca.blogspot.com

O objectivo é divulgar todas as Marcas de Filú.

Contamos com a participação de todos. Partilhem essas marcas através do e-mail: nhamarca@gmail.com