quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Questões de Mentalidade

"Apoio"

Volta e meia, vê-se pela TCV, eventos culturais realizados pela iniciativa própria de grupo de jovens, em que o promotor do evento costuma dizer mais ou menos o seguinte: "Nu konsigi fazi atividadi, apezar di nu ka tem tidu APOIU di alguns instituisons".

Em primeiro lugar, a actividade foi realizada, o que deveria ser motivo de orgulhoso dessas pessoas, pois mostra que são capazes de fazer, mesmo sem a participação das autoridades. Em segundo, eu penso que as instituições não têm a obrigação de se meterem em tudo, pois é preciso que as pessoas cultivem o espírito de iniciativa e desenvolvam a cultura do risco.

"Trabadju ka tem"

Há tempos, no Concelho de São Miguel (Ilha de Santiago), encontrei-me com um jovem que acabara de terminar um curso de formação profissional em electricidade e que me perguntou se eu lhe podia indicar um lugar onde ele podia solicitar trabalho na Praia, pois na sua comunidade não há trabalho. Eu lhe respondi com um pergunta: "Dja bu txiga di pensa na kria bu propi trabadju?" Ele quase que teve um susto, só de pensar nessa possibilidade: "Náá, Kredu! Kel la gó nau. N ka tem coraji."


1 comentário:

Unknown disse...

olá, tudo dreto, nka sabi si inda bu sta lembra de mi mas,... vindo de bo sempre grandes ideias ta surge, parabens pa es grande blog, sta ta anima monte caboverdiano li na diaspora, força e continua , nta pide desculpa pa es longo interegno li. tchandy