sexta-feira, 31 de julho de 2009

Música Minha: "Fisga Kanhota"

Como já tinha prometido, eis uma das minhas músicas, numa versão voz e violão. Trata-se do "Fisga Kanhota", que acabou numa co-autoria com o Tcheka, chamada de "Língua Preto" e que faz parte do Album dele, o "Lonji".

Esta música retrata um aspecto do nosso quotidiano , nha bedja fitisera. Neste caso em particular, trata-se de uma jovem grávida que, ao saber que a sua vizinha tinha "comido" uma criança da vizinhança, e ao confirmar que ela era realmente bruxa, tratou imediatamente de se precaver dos prováveis ataques ao seu filho.




Lingua preto,

Rabo kumpridu ki ta cendi

Konchedu tambe pa boka fédi

Ta bira gatu pretu di madrugada

Fladu fla

M’ê kumi Pedrinho di Nha Amélia

Ê pôl ku korpu só kocerinha

Ê n-gabal kabelu ti npintxu sai

Ontonti ê pidi-m águ

n-da’l y n-borka’l kaneka

ê fika ta tuntunhi

ê kaba pa pidi pa n-dexa’l bai

Nha fidju ê ka ta kumi

Nha fidju ê ka ta nguli

Dja n-toma pruvidência,

n-ka ta nsoda nau

fumador d’arruda tres bes pa simana

adju prindadu tras di porta

baboza na lata la kintal

sal spadjadu riba kaza

n-deta k’ól seti dia kantu k’ê nasci

n-pol guarda marradu na cintura

n-ta salta’l tres bes di vez em kuandu

n-po’l ta prendi fazi fisga kanhota


sábado, 25 de julho de 2009

Imagem: Seca e Êxodo

Um produto da combinação Seca & Exodo Rural
(Jalunga - Ilha de São Nicolau)

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Storia Storia...


Tenho imensa satisfação de fazer parte desta estória. O Txapu na Bandera (faixa nº 2 do Álbum) tem uma estória. Quando fiz esta canção, eu estava atormentado por uma dúvida de ter ou não SIDA, pois eu tinha perdido peso, tinha os cabelos bem leves na cabeça, entre outros sintomas de problemas imunológicos. Tal era crítica a minha situação que, tempos depois, o médico mandou-me fazer o exame de HIV somente para confirmação. Contrariando essa expectativa, e para meu alívio (imagine-se como!), os testes deram negativo, pois tratava-se de outra doença (Anemia Megaloblástica), que me fez esquentar os colchões da "Santa Isabel" (Hospital Dr Agostinho Neto) durante dois meses, em 2004.


A música Txapu na Bandera baseia-se no lema "Viver e Deixar Viver" e convida cada um a estar atento a esta "coisa ruim" (HIV), solta no mundo, pronta a arrebatar a maior bandeira que cada cada qual tem: a vida.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Encontro com o Sr Luis Romano


Um grande presente de aniversário!
Tive o enorme prazer de Conhecer, no passado dia 10 de Julho, dia do meu aniversário, em carne, osso e vitalidade, o Sr Luis Romano, um ou dois dias após o anúncio equivocado da sua morte.


Eu e uma Delegação cabo-verdiana em Missão no Rio Grande do Norte fomos à casa dele na cidade de Natal. Todos ficámos espantados com este senhor de 87 anos,cuja aparência física debilitada contrasta em absoluto com a vivacidade e a lucidez da alma. Mandou vir grogue e, contrariando recomendações médicas, não resistiu em deixar-se levar à sua terra Natal (Santo Antão) pelo gosto da cana misturada com ervas, uma receita que recusou-se a partilhar conosco.

No final, entre tantas conversas, risadas e recordações, ofereceu a cada membro da equipa o seu ultimo livro, uma homenagem ao Poeta António Januário Leite (foto acima) .
Muita saúde, Luis Romano!







Djaroz de volta...

Pois é, resolvi voltar...

Bem espero que seja por um bom período. Nesta minha volta vou tentar partilhar as impressões do País Real,ou seja, cantos e recantos da nossa terra que não costumam ter espaço na mídia. Evidentemente, a música não poderá ficar de fora, bem como a política, as novas tecnologias, etc,etc.

Por enquanto, as minhas músicas não estão disponíveis por problemas meramente técnicos, mas prometo que, em breve, algumas serão colocadas para livre acesso.

É uma sensação gostosa poder voltar à blogosfera nacional...