quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Do "Djunta Mon" ao "Connection"

Numa deslocação ao interior da ilha de Santiago, numa delegação de serviço, houve alguém que, ao ver uma pedra grande no meio da estrada, comentou que, em outros tempos, a população tê-la-ia já voluntariamente removido. Uma outra pessoa lembrou, no entanto, que, como as Câmaras Municipais pagam, a população vê o trabalho de desobstrução das estradas como uma fonte de rendimento.

Apesar de algumas mudanças no meio rural, não há dúvida, no entanto, que a mercantilização das relações sociais é um fenómeno marcante da nossa vida urbana e que tem provocado mudanças na natureza e âmbito do nosso capital social.

Por um lado, o capital social estrutural, caracterizado por situações de participação voluntária em acções colectivas com fins públicos (plantação de árvores, campanhas de limpeza, etc) ou privados (a ajuda na colocação da cobertura de laje nas casas – vulgo Betom), e que costumamos chamar de Djunta Mon, está progressivamente a ceder o lugar a um capital social cognitivo, isto é, o conjunto das relações ou contactos que um indivíduo possui em posições-chave e que lhe dá vantagens competitivas na luta por oportunidades criadas pelo crescimento económico. É o chamado Connection. Os fins são mais privados do que públicos e o seu âmbito restringe-se aos interesses do indivíduo em questão.

Por outro, o próprio capital social estrutural está a mudar de natureza. A vertente positiva conhecida por Djunta Mon passou a ter a companhia da vertente negativa dos Thugs, que são grupos que partilham certos valores (confiança interpessoal), normas e atitudes, mas com fins danosos para a sociedade.

São mudanças que merecem muita reflexão e acção, pois o capital social positivo tem sido considerado como um factor determinante do desenvolvimento das sociedades.

Quem quiser saber mais sobre as vertentes operacional e conceptual do capital social, seguem alguns links úteis.

Documentos tirados da Internet

Capital Social e Confiança: questões de teoria e método

Confiança Interpessoal e Comportamento Político

Capital Social e Democracia na América Latina: Análise Comparativa

Capital Social e Empreendedorismo


Sites Específicos (Capital Social e Desenvolvimento)

Social Capital Initiative (Banco Mundial) (em Inglês)

Sem comentários: