sexta-feira, 23 de novembro de 2007

COISAS BOAS DA NOSSA TELEVISÃO NACIONAL

Sim, é isso mesmo. Hoje vou falar de coisas boas da nossa televisão.

No “Pulsar Informativo” (coisa boa da nossa RCV) de algumas semanas atrás, o correspondente de São Nicolau, Fernando Santos, falou da satisfação das comunidades de certas zonas da ilha em voltar a ter a oportunidade de ver a TCV.

Essa gente tem razão para regozijar-se: antes de mais, podem ver o Telejornal e as notícias nossas, mesmo que sejam mais da Sociedade Política (membros do governo local e central, dos partidos, do parlamento, ….) do que da sociedade civil.

Em segundo lugar, a TCV vai ser útil em muitos jogos da Champions League não transmitidos pelos outros canais.

Mas há ainda uma terceira razão para falar bem da nossa televisão e que nos lembra o velho ditado envolvendo Maomé e a Montanha: já que a televisão não vai ao povo, este pode arranjar um jeito de chegar à TCV com as suas reclamações, reivindicações, protestos, etc. É claro que para as gentes de São Nicolau isso não pode ocorrer com a mesma frequência que para as de Santiago ou de São Vicente, mas ao menos agora quando tiverem oportunidade de utilizar a TCV para exercerem cidadania podem ver-se a si próprios; podem ter a certeza que tiveram vez e voz; podem, ao menos regozijar-se com o simples facto de aparecerem na televisão, independentemente da sua reclamação ou reinvindicação ter efeito ou não.

Sem comentários: