segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Mário Lúcio e a Coincidência: Diogo e Cabral


Mário Lúcio Sousa acaba de lançar o seu novo Álbum (Badyo). Confesso que ainda não o ouvi na íntegra e espero poder fazê-lo em breve.

Sábado passado, no “Secção da Música” do Stevie Andrade (Rádio Comercial), este artista chegou a tempo de aguçar o apetite dos ouvintes para a próxima edição do programa, e o Stevie não resistiu a lhe pedir que fizesse referência à coincidência que o artista retrata no seu álbum.

Mário Lúcio disse que observou que a estátua do Diogo Gomes está ao lado da Presidência da República, e com a cara na direcção da Assembleia Nacional, ao passo que a de Amílcar Cabral está lá em baixo no Taiti e com a cara voltada para o Cemitério. Evidentemente que ele tratou de desmistificar esse facto, realçando que, às vezes, devemos brincar um pouco com as coisas sérias da vida.

No entanto, penso que este álbum, chegando no momento de abertura de mais um ano político, que tem a particularidade de ser eleitoral, pode dar o mote para a troca de farpas entre os nossos partidos políticos de maior expressão. Para já, basta pensar um pouco acerca do contexto no qual surgiram as duas estátuas para que se tenha matéria suficiente para a troca de galhardetes que, por sinal , já começou, embora timidamente, com as nossas maiores forças políticas a usar o telejornal da TCV para fazer o balanço da governação local, sendo que aquela argumentação batida só depende do lado que se está, situação ou oposição.

Voltando ao Mar_luz e seu Badyo, depois desta da coincidência, fiquei ainda mais curioso para ouvir a apresentação do álbum no programa do Stieve do próximo sábado e ver até que ponto este nosso artista peculiar está ou não a querer cutucar a(s) onça(s) com vara curta .


Sem comentários: