sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Futurologia Nº2: A Nossa Política

Na rubrica anterior, debrucei-me sobre o futuro da nossa música. Hoje é a vez da nossa política e dos nossos políticos:

ü Abstenção Eleitoral - As taxas de abstenções atingirão níveis record. Poderá até chegar o dia em que as Urnas serão móveis e correrão de zona em zona, cutelo em cutelo, rubera em rubera, à caça de eleitores, assim como chegou-se a fazer no Sudão.

ü Os Meios de Comunicação Social – a) o Telejornal da Televisão Nacional também baterá record, mas...de falta de audiência, sobretudo nos períodos eleitorais e de sessões na Assembleia Nacional; b) Os canais privados terão programas de humor sobre a política e os políticos nacionais e cada estação terá um apresentador âncora no Telejornal que não terá complacência e nem medo de criticar a sociedade política nacional; b) o Radar do “A Semana” dará lugar a um Caderno de Várias páginas com direito a caricaturas.

ü Juventude e Política - As crianças e adolescentes das nossas escolas primárias e secundárias não saberão ou terão grandes dificuldades em acertar o nome do Primeiro Ministro.

ü A Linguagem do Estado - A linguagem do Estado será mais económica e menos jurídica. Os partidos políticos serão infestados por economistas (protagonistas do Orçamento), e os juristas (protagonistas da Constituição e das Leis) estarão cada vez mais a trabalhar para privados, especializando-se na arte de meter o Estado na Justiça, por qualquer coisinha, para lhe arrancar bons quinhões.

ü Os Partidos Políticos - Os Partidos deixarão de ser decisivos para as nossas vidas e não teremos mais receio deles e nem dos seus dirigentes. Pelo contrário, nós estaremos a exigir que quando estiverem no poder apliquem bem os impostos que nós, e as empresas fruto do nosso espírito empreendedor, pagamos a duras penas.

ü Campanhas Eleitorais - Os comícios perderão muito da sua graça, pois não terão mais aqueles grandes nomes da “nossa” música em cima do palco. De qualquer maneira, estarão abarrotados, pois é uma oportunidade para divertir-se um pouco, tomar uns copos... . Muitos não vão sequer saber dizer quem subiu no palco para discursar.

Sem comentários: