terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Mais Música Minha no Djaroz

Resolvi colocar mais três canções minhas no Djaroz, executadas a voz e violão e gravadas por Jeff, um conterrâneo de Gilles de Mirbeck, um francês apreciador da nossa música que abriu as portas da sua casa, em Achada Santo António, para receber a minha música, aquando da sua mais recente estadia entre nós.

Bila – é uma canção dedicada à Cidade de São Filipe (ilha do Fogo) e que surgiu de algumas observações minhas durante uma estadia de alguns dias. Curiosamente, apesar de ser a ilha dos meus pais, eu nunca tive oportunidade de lá passar muito tempo. Naquela ocasião, senti-me inspirado por coisas interessantes que vi e vivi naquela cidade.

Teatro di Rua –Em Setembro de 2005, altura em que estive em São Vicente a viver momentos mágicos no Mindelact, nas voltas obrigatórias pela Praça Nova, pude reparar num jovem chamado Nuno, mais conhecido por Girinóia, que andava na rua a pedir trocados. Bem, observei que ele agia como autêntico fingidor para poder convencer as pessoas a lhe dar algum dinheiro. Eu disse para mim mesmo: enquanto se faz teatro no Centro Cultural do Mindelo, na Praça Nova o Nuno está também a fazer o seu teatro, só que com a finalidade de sobrevivência. E isto tornou-se motivo para criar esta canção.

Serteza – esta procura, de forma mais neutra possível, fazer uma síntese da trajectória económica, cultural e política de Cabo Verde desde a Independência. Usei a palavra Serteza em sinal de evolução perante a Speransa, que havia sido usada por Norberto Tavares, há alguns anos.

Estas três juntam-se às outras quatro que já estavam na secção de links “Minhas Músicas”, situada do lado direito deste blog.

1 comentário:

Anónimo disse...

Djoy, Bila ê um grandi tema. Êl ê sucesso certo.

Djinho