terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Dos Preparativos do Debate “Virtual” sobre o Estado da Nação Blogueira

Já passam das oito da manhã de Segunda Feira e há muita gente atrasada, e Lay Lobo, um dos membros da organização, reclama, pois é que, exceptuando Mnininha d’Soncent que já tinha anunciado a sua chegada com um relativo atraso e em retalhos, o resto do pessoal prometera a sua presença a horas. Es debi sta la na Jonh White ta bebi um café margós, di gozo – diz o Presidente da Ala Marginal. O Baluka Brazão, outro membro da organização, com os seus botões: "minis k'á ta sumara tempo".

Da ordem do dia constam temas quentes:

a) Praia: lixo e insegurança, proposto entusiasticamente por Pedrabika, com o apoio expresso do Ziquizira. Gentes De olho na Praia e interessada em ver Outra Praia prometem participar activamente no debate. No entanto, no período antes da ordem do dia, será prestada uma homenagem póstuma ao Lantuna, durante a qual o Albatrozberdiano recitará em conformidade, tendo como música de fundo um Son di Santiagu;
b) utilização do K e a ausênsia do no Krioulo (ou Kaboverdiano, komo keiram), kom os pontos frakos e fortes do Alupek a estarem em sima da mesa.

Os repórteres do Jornal da Hiena estão já a postos para registar os Momentos do Dia que Passa, e que não contará com a presença do Kizó Oliveira, que já tinha anunciado não tomar parte nesta sessão apelidada por ele de “mérdia”.

Não faltarão representações locais, internacionais, das minorias e da classe feminina. Zemas (Tarrafal de Santiago); Pontxa Patxe Parloa (São Nicolau); Benvindo Sinta10 (Santo Antão) e Soncent prometem levantar a voz a favor do reforço da descentralização virtual. Por sua vez, Zé Lino será o interlocutor das preocupações dos Ciganos. A mulher cabo-verdiana far-se-á ouvir por mais igualdade na diferença com a Amante da Rosa, que prometeu perfumar a sala; a Vdmaktub; a Cena Kritika e a Sopafla. De terras lusas viajaram Paló e Digreja

Quando todo o mundo sair do encontro, levará certamente consigo um bilhete do espectáculo “Son di Virason” do Kaká Barbosa e um convite para tomar parte em mais uma caminhada promovida pelo Paulino Dias.

Ah… ia me esquecendo!!! Na galeria estarão olhares anónimos, dentre os quais os do Da Caps, que promete incomplacência para com pseudismos.


(Sob o efeito de “Da kel bom d'Sintonton”, Ribeira Grande (puvuossom), 29-01-2008.)

21 comentários:

Anónimo disse...

espectacular Djoy...

Djinho

Anónimo disse...

Fabuloso. ;) Gato Esteves

Anónimo disse...

Estavas mesmo muito inspirado. Da minha parte agradeço o facto de teres salvaguardado que a minha "falta de pontualidade" foi devidamente comunicada. MSoncente

Anónimo disse...

Não resito!!! belo texto, muito humor! gostei!
ganda abraço!
Abraão

Unknown disse...

ahahahaha, nsta ta ri ti inda. Bali Djoy gostei mt da fruição desse primeiro encontro virtual da comunidade blog.cv

Bali
TD

Anónimo disse...

...ka fca mais nada de kel bom Sintonton? ah ah
texto fca cool,
Hiena

Anónimo disse...

nota 10
(em brazuka)

:))

abraço

Miguel Barbosa disse...

Show di bola!

Anónimo disse...

Bela Sopa de blogs!

O próximo debate podia ser sobre a Asfaltagem do Plateau

Anónimo disse...

Protesto!O Djaroz! Onde para ele? N�o pode ele deixar de comparecer. O ar condicionado na sala como � que fica, o kofri bake e outros tiks e kits que s� ele sabe dar conta... kem de direito para se pronunciar.
( Ao p� do ouvido. Nhaku tirada. Nton 8 ka paridera?)
Un y�h br�bu si.

Margarida disse...

Só é pena que os blogs feitos em Cabo Verde ainda que por pessoas de fora não façam parte da vossa fechada comunidade blogueira... Será sempre assim?

Benvindo Chantre Neves disse...

Uahaau!
Não me diga, Djoy, que foi a partir de Sintanton que te veio esta inspiração toda.

Muita fixe o texto

Djoy Amado disse...

Valeu pelos comentários, pessoal. Respondendo à Margarida, digo que não será sempre assim. Aliás, pode não parecer, mas subjacente está também a ideia não premeditada de não ter medo de errar ou de não incluir toda a gente, pela simples razão de desconhecimento. Podes crer que a partir de agora o "Nha terra" não será esquecido (aliás, vou tratar de por o link agora). Passo a passo, (dor a dor, diria o poeta), vamos construindo esta nação virtual que se quer e deve ser baseada na inclusão dos espíritos que simplesmente querem comunicar.

Fika fixi.

Djoy Amado disse...

Benvindo, Cabo Verde é a minha inspiração, de Santo Antão à Diáspora.

Kaká, vai-se lá saber porque é que o Djaroz lá não estava...


Mnininha d'Soncent, pensei que fosses abrir-me um processo..

Da Caps, quantos pseudismos registaste durante a sessão?

Hiena, "da kel bon" já era... o pessoal caiu em cima...

Miguel, Tide, Gato, Abraao e "anonimos" inda bem ki nhos kurti...

Um Blogabraço a todos

Djoy Amado disse...

Margarida, o "pedaços de mim" também já está na lista de links do Djaroz.

Fica dretu

Margarida disse...

Obrigado pela resposta. Não tenho o link mas este blog já faz parte das minhas visitas diárias.
Sucesso

Anónimo disse...

O MOV BLOG está a desenvolver em Cabo verde...
Mais um blog http://caboverdiano.blogspot.com/

Paulino Dias disse...

Valeu, Djoy!

Belo texto! Agora bo fazem manha de "da kel bom d'Sitanton"...

Abracao,
Paulino

Anónimo disse...

por enquanto maltas sta calmo.
"pseudismos" ta evidencia ê di vez em qdo.

no geral da caps (mero galera observador sima bu fla, e debi tem muto más) ta considera es naçon co "saldo positivo".

nhos manti e más 1 abraço

Unknown disse...

Caramba! Eu chego aqui, leio este post fabuloso e penso logo com os meus grãos de café: «Oh Diabo, querem ver que eu fui convocado para um encontro blogueiro e marquei pontos por falta de comparência?» Até fiquei assustado, já que un ta ke graça d'incontrá ma tud ês malta ke tita animá rede blogueira Mad in Cap Verd!

Un koza ta parcem más do ke certo: 2008 tita bá ser o ano d'exploson de blogueiros crioulos. Alguém li ta duvidá?

Abraço!

Eurídice Monteiro disse...

Desculpem pelo atraso, apenas agora vi a convocatória! Este post ficou muito engraçado e espero que o apelo seja escutado por tod@s, que a blogosfera berdiana fique cada vez mais deliciosa e diversificada...